quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Vale a Pena Ler de Novo - Aventuras em Motávia



Seja bem-vindo! É Noite de Natal, e quem ganha o presente é você, amigo leitor! Decidi republicar neste espaço o fanfic "Aventuras em Motávia", o fanfic super escrachado e sacana de Phantasy Star e Metal Hero que mistura acão, humor e novela mexicana, e, após a republicação e pequena adaptação dos 26 primeiros episódios da primeira temporada do fanfic, chamada "Adultério Fatal", pretendo, depois de quase uma década, escrever episódios inéditos com sua continuação e conclusão. Pena que eu, sem pensar que poderia reescrever um dia o fic, acabei deixando spoilers aqui e ali na rede, mas como quase ninguém leu, acredito que não haverá problema.

A Origem

Tudo começou no feriadão da Independência do Brasil do ano de 2004, quando baixei no Pscave o fangame(brasileiro com muito orgulho) "Chaz Adventure", de Phantasy Star IV, e descobri nele a magia dos criativos trabalhos feitos por fãs. Pensei: "Que legal!" , se eu pudesse eu faria um também. Isso era algo impossível de acontecer, não sei desenhar, não completei a faculdade de Processamento de Dados, não consigo sequer capturar e editar sprites, portanto zero de chances de eu conseguir utilizar o RPG Maker(em 2009, cheguei a baixar várias versões de RPG Maker, mas sem ter a mínima ideia de como mexer nele, sequer cogitei fazer um fangame, o máximo que consegui foi baixar os grandes fangames de Phantasy Star que não havia jogado antes por causa das limitações técnicas do meu PC antigo). Voltando à 2004, pensei, pensei e cheguei a conclusão: não dá pra fazer um fangame, mas não significa que não dá pra expor minhas ideias na rede: vou fazer um fanfic. A temporada zero foi só enrolação, antes de reler o fanfic mês passado eu sequer lembrava que havia escrito um arco completo focado nos "Malas da TV", alvo principal de minhas tiradas de sarro na época em que o escrevi. Conforme foi passando o tempo, fui escrevendo ele e foram aparecendo as ideias, na mesma época eu começava a frequentar eventos de anime e me cadastrei no Fórum Tokubrasil. Não deu outra: minha mente maligna teve a ideia, de, enfim, misturar Phantasy Star com personagens de tokusatsu. E, enfim, comecei a publicar episódios inéditos em média toda semana até a Copa de 2006, quando por, problemas particulares(desmotivação com problemas na faculdade) e de estrutura(PC caindo aos pedaços que reiniciava toda hora), interrompi a publicação. Ainda tive algumas ideias depois disso, porém jamais as passei para o papel. Quando veio o PC novo, ao invés de eu voltar a escrever o fic, passei longe disso e resolvi realizar meus desejos que eu queria concretizar durante toda a década na diversão nerd(jogar Shining Force III Premium Disk, Langrisser Dramatic, Feda Remake), escutar música no You Tube e webrádios(posteriormente migrei para rádios populares que acompanho até hoje, curioso, na época em que eu era rato de fliper odiava rádio, hoje sou viciado em Tupi). Quando eu já havia esquecido completamente do fic... enterrei qualquer esperança de retorno quando comecei a acompanhar torneios de Street Fighter no Twitch e posteriormente comprei um Xbox 360 para jogar a nova geração dos jogos de luta(que hoje uso mais para assistir Twitch do que jogar, haha).

O Retorno

Em um lindo sábado do recém terminado mês de novembro, estava sem nada pra fazer durante a tarde, já que em função do fuso horário americano chegar a -6 horas dependendo da região em função de estarmos no nosso horário de verão e eles no horário de inverno, só tinha torneio para acompanhar domingo de noite. Então, resolvi pesquisar e matar a curiosidade de saber em qual filme recente o Policial de Aço Jiban reapareceu. Nem lembro mais qual é o filme, só lembro que consequentemente me deu vontade de rever um episódio dele na net, e lembrei das ideias jamais postas em prática no meu fanfic. No mesmo dia, pesquisei mais um pouco sobre Metal Hero na net e descobri um tal de "Zaido", um spin-off de Sheider(o terceiro dos Policiais do Espaço) produzido há poucos anos atrás nas Filipinas, e quando vi a transformação e a música-tema no You Tube, vi uma severa crítica à série dizendo que ela parece novela, pois foca muito mais no relacionamento entre os personagens do que nas lutas. Pensei na hora duas coisas: primeiro que "Quem disse uma série é ruim por causa disso? Deve ser muito massa, se eu assistir um dia acho que vou gostar!", e depois, "Ei, o fanfic que eu fazia era assim mesmo mais da metade dos episódios não tinha luta, apesar de ser baseado em séries e games com muita pancadaria, o foco é a vida amorosa da Amy!" Tantantantan, no dia seguinte, enfim, comecei a reler as temporadas 0 e 1 de Aventuras em Motávia... a temporada zero me deixou assustado, no começo, quando foquei no humor, estava legal, mas depois que comecei a apelar ficou um lixo, até por isso ela não será replicada neste blog. Nas semanas em que li, fiquei pensando no que poderia fazer, recomeçar do zero, pular uma parte e começar na última temporada, que será estrelada por personagens originais combinando os dois universos(era minha opção favorita), até que, comecei a ler a temporada 1 e vi que eu desde aquela época já tinha percebido que a temporada 0 era muito ruim, e montei "Adultério Fatal" para que ela pudesse ser lida e entendida sem que fosse necessária a leitura do prólogo. Está bem longe de ser uma maravilha, mas me surpreendi ao ver que ela ao menos estava "digerível" e resolvi, enfim, focar em sua continuação e desde então venho bolando as ideias para os episódios inéditos. Ajeitando uma coisa aqui e ali, aliviando cá, apelando lá, será uma boa forma de divertir à minha pessoa e a todos os leitores que tem mente aberta. Agora, só resta, durante os seis meses em que republicarei "Adultério Fatal", juntar roteiros suficientes para fazer uma boa continuação. Vai ser difícil manter a continuidade totalmente respeitada depois de quase uma década, mas, desde já adianto, terá muitas novidades, já que de lá pra cá, o meu interesse por certos hobbies diminuiu, por outros aumentou, e ainda surgiram muitos novos assuntos de interesse para este ser que vos escreve. E pensar que eu quase desisti de tudo e abriria uma "Caixa de Pandora contando tudo antes de escrever...."


Nenhum comentário:

Postar um comentário