domingo, 26 de abril de 2015

Gibis nacionais de tokusatsu

Estava há alguns meses procurando um site do tipo. Até que... sexta-feira, eu vi em uma comunidade de tokusatsu do Facebook, o camarada Mark Almeida postando um link para um site com scans de revistas em quadrinhos nacionais do início dos anos 90 de tokusatsu, as séries japonesas de efeitos especiais que explodiram no final dos anos 80 no Brasil com Jaspion e Changeman, Os gibis foram feitos para aproveitar a carona do sucesso das séries, em sua maioria exibidos na rede Manchete. Tive pouquíssimos gibis desses, lembrava vagamente, então aproveitei e li alguns, Vou deixar alguns pitacos:
1- As histórias são até boas, porém, como é alertado por muitos, seguem o estilo dos "comics". Por serem americanizados, devem ser lidos com mente aberta, eu considero quase que como "fanzines licenciados", há coisas bizarras como por exemplo o Jaspion ter cara de ator de cinema. Se um material do tipo fosse lançado nos dias de hoje, com certeza seria massacrado pelos otakus.
2-  Achei sensacional os heróis estarem todos estabelecidos dentro de um mesmo universo. Por exemplo, o Boomerman(originalmente da série do Jaspion) é um integrante extra-oficial dos Changeman(veio antes do ranger verde dos Power Rangers/Zyuranger, haha), namora a Sayaka/Change Mermaid e aperfeiçoa seu treinamento com um dos Caçadores Espaciais(grupo de guerreiros originalmente de Flashman),
3-  Falando em Caçadores Espaciais, li uma historinha que acredito ser uma referência ao Metroid, onde mostra um grupo liderado por um irmão do Kaura, e no final da historinha ele tira a máscara e revela ser mulher de cabelos loiros chamada Karine(já tive uma amiga bem bacana com esse nome, diga-se de passagem).
4- Li também uma história do Jiban, publicada pela editoria Ebal. Achei bem inferior aos quadrinhos publicados pela Abril(Jaspion e Heróis da TV), além do gibi passar a nítida impressão de que foi escrita por um autor sem conhecimento da série,
5-  Entre os scans, tinha uma seção de cartas onde um dos leitores dizia que gostava mais dos quadrinhos porque os episódios exibidos na TV eram "violentos demais". Deve ter sido uma das muitas crianças traumatizadas com episódios como "A Morte de Jiban".
6- O principal, o link: http://gibitokusbrasil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário