domingo, 23 de outubro de 2016

É Fada

Eu vou te dar 3 opções:

A- Não ler o post e fechar a página.
B- Ler e comentar o post.
C- Não ler o post e falar mal do filme.



Enfim, na última terça-feira, depois de 8 meses, voltei aos cinemas. Desta vez fui conferir a produção "É Fada", co-protagonizada pela Youtuber mais famosa do Brasil, Kéfera Buchmann, e pela atriz prodígio da Globo Klara Castanho, já conhecida do grande público por ser figurinha carimbada das novelas da Vênus Platinada. Kéfera interpreta a fada Geraldine, que tem como missão fazer com que Júlia, a personagem de Klara, se dê bem:

1- Desta vez, optei por encarar um metrô lotado(Linha 2 Pavuna) para ter a compensação de ver em um cinema mais perto de casa do que nas outras oportunidades. Depois do sufoco costumeiro, cheguei em Vicente de Carvalho 19:05. Não dava mais para pegar a sessão de 18:50, mas tinha optado por ele exatamente por que lá eu teria uma "segunda chance": uma outra sessão às 19:50.
2- Cheguei no Cinemark Carioca Shopping, ao contrário da última vez que eu tinha tentado ir lá, estava deserto, não tinha nem fila na bilheteria, comprei o ingresso(tinha promoção no dia, paguei só 10 reaizinhos pelo filme, yahoo)- curiosidade: a atendente te atende com microfone. E fui dar uma volta no Shopping enquanto não dava a hora do filme. Mesmo se o filme fosse ruim, eu sairia satisfeito, por 10 dilmas eu veria até o filme do Pelé.
3- Passei em um estande que vendia roupas e acessórios geeks, que vai ficar no Carioca Shopping até o dia 31. Como já gastei muito com Olimpíadas, não comprei nada, só olhei. Talvez no apagar das luzes eu volte lá se tiver alguma liquidação.
4- Comprei um refrigerante de 2 litros no Extra. Não comprei nada para comer porque teve uma festinha no trabalho no dia e preferi deixar para comer na saída do filme.
5- Uma curiosidade: pagando contas no Extra, ele funciona como correspondente bancário do Banco do Brasil. Mas, ao fazer um Cartão Extra para fazer as compras no cartão de crédito, ele é do Itaú. Tem alguém furando o olho de alguém nessa história...
6- Enfim, 19:50, entrei na sala, o filme só tem cópias 2d mesmo(oba), e sentei em no assento que eu tinha comprado o lugar(bem confortável, ainda bem, diga-se de passagem).
7- No início dos trailers, o ar condicionado da sala ainda estava desligado, só uns 3 minutos depois ele foi ligado. Nesse meio tempo fiquei mexendo no celular, confesso que não sou fã número 1 de trailers, nem sempre presto atenção. Só vi que passaram tanto trailers de filmes nacionais quanto de estrangeiros. Tanto de filmes infantis quanto outros nem tanto.
8- Apesar de ser a princípio um filme para criança, o filme tem classificação indicativa 12 anos. Motivo: Geraldine solta muitos palavrões durante o filme. Ela não fala os mais pesados, porém os mais básicos, como o "PQP", ela solta o tempo inteiro.
9- Na sala, poucos adolescentes. A grande maioria do público da sala(que estava bem vazia) era de pais e mães com suas filhas(tinha alguns meninos, mas a maioria era menina disparado). De adolescentes só vi 2 ou 3 casais. Sozinho, só eu.
10- A primeira cena foi muito engraçada: Geraldine no Mineirão torcendo para a Seleção no ombro do Felipão no dia do fatídico 7 X 1. A interpretação da Kéfera foi hilária, com ela torcendo adoidado, de forma que me fez lembrar o lendário vídeo do Mundo Canibal "Dá Raduguem Riu/Dá Hadouken Ryu". Acredito que começar o filme com futebol foi uma referência ao canal do Youtube da Kéfera, já que o primeiro vídeo de seu canal(ou o seu primeiro de sucesso, sei lá) foi feito durante a Copa 2010 África do Sul, sobre as barulhentas e polêmicas vuvuzelas.
11- A Júlia é uma menina bem despojada, aquela garota que os gringos gostam de chamar de "tomboy"(odeio estrangeirismos, mas infelizmente jamais vi uma palavra em português correspondente a esse termo, na Wikipédia achei "Maria-rapaz" mas nunca vi ninguém usar esse termo em nenhum lugar, deve ser do português de Portugal). Tomboys são aquelas garotas mais descoladas que às vezes parecem meninos, mas que não são homossexuais muito menos transgênero, para quem assiste daqueles animes com várias garotas acho que dá pra entender legal, sempre tem uma tomboy na turma.
12- Destaque para a atuação de Silvio Guindane como Vicente, o Pai de Júlia, pai solteiro, humilde, porém exemplar, atencioso e cuidadoso com a filha. Personagem muito bom. A Alice, mãe de Júlia, é o oposto dele. Esse choque entre os dois personagens em um ponto do filme chega a causar conflito em relação à guarda dela.
13- Há vários conflitos adolescentes no filme, como a necessidade de ser aceita pelas coleguinhas(patricinhas fúteis, diga-se de passagem), a disputa para namorar o menino mais popular da turma, etc.
14- Geraldine tenta transformar Júlia em uma pessoa que ela não é, esse é ponto de partida para as trapalhadas que acontecem durante a trama. A grande lição do filme para a garotada, realçada inclusive em uma música tocada no final do filme, é: seja você mesmo(a).
15- Há muitas piadas e referências com o mundo do entretenimento. Tem piada com contos de fadas clássicos, piada com a fama dos chineses de vender só produtos falsificados. Sobrou até para os programas de leilões de joias exibidos nas madrugadas das emissoras abertas de menor porte, tipo "Mil e Uma Noites" e "Medalhão Persa".
16- Tem uma cena em que as duas protagonistas pegam um ônibus lotado. Ele é da linha 426 Usina/Tijuca X Jardim de Alah. A curiosidade é que se eu assistisse o filme no Kinoplex Tijuca haveria grandes chances de eu pegar essa linha para ver o filme, já que ela passa no meu trabalho. Mas não escapei das coincidências, já que o personagem Vicente é xará do bairro em que vi a película, Vicente de Carvalho.
17- Tem uma cena em que aparece um policial, mas a abordagem é bem superficial, não espere nada nível "Tropa de Elite", afinal é filme para criança.
18- No final do filme, tem um clipe(acredito eu, já disponível no Youtube da Kéfera) do filme, onde a protagonista canta versos como "Essa fada" e "Essa fadona" para gerar um duplo sentido de "safada" e "safadona".
19- Fiquei sozinho assistindo os créditos. Como estava só eu e o funcionário do Cinemark, acabei com vergonha de ficar até o final.
20- Há uma insinuação de uma cena de sexo da Geraldine com um personagem que fica tomando conta das ações dela durante o filme.
21- Uma marca registrada de Geraldine é que ela dá 3 opções para sua cliente escolher qual deve ser a próxima ação. Entenderam agora a piada que "tentei" fazer no início do post?
22- Na saída, enfim comprei 2 salsichões na saída do shopping.
23- Justamente nessa semana há uma polêmica se Kéfera vai continuar ou não postando vídeos. Será jogada de marketing? Será que ela pretende alçar voos mais altos? Perguntas que só o tempo vai responder...
24- Sempre disse que o nome da Kéfera parece com nome de vilã de filme da Disney ou de novela mexicana. E o meu celular me faz lembrar toda vez que tento escrever o nome dela nele, já que seu corretor ortográfico fica tentando corrigir o nome dela para "Megera".
25- Finalizando: eu fui no cinema com a intenção de esquecer por alguns minutos que sou uma pessoa neurótica, queria me desligar do mundo e me divertir. E "É Fada" cumpriu sua missão, ele é capaz de divertir espectadores de todas as idades. Só não vá aos cinemas com expectativas de que vai assistir à um Blockbuster da Marvel. Ótima pedida para daqui a alguns anos rever em uma Sessão da Tarde ou Temperatura Máxima enquanto espera um futebol, por exemplo. Quanto aos críticos, imprensa marrom, etc. que estão detonando o filme: como já responderam sabiamente nas redes sociais, não se esqueçam de quem é o público-alvo do filme.
26- Item extra: dia 7 tem cinema nacional a 3 reais no Cinemark!

Nenhum comentário:

Postar um comentário